A era daquelas grandes listas de leads sem qualificação acabou! A qualidade vai finalmente superar a quantidade, para valer! Gerar leads qualificados será prioridades das empresas a partir de 2020, e não sou eu que estou falando, viu?
Além da crescente concorrência em todos os segmentos (que aumenta a exigência dos consumidores) e a queda de credibilidade nas instituições (que também evidencia como a relação das empresas com as marcas está em maus prantos), há nova Lei Geral de Proteção de Dados restringirá ações de spam em massa e terá punições mais severas com empresas que não seguiram as boas práticos de gerência e utilização dos dados da sua base.
Isso significa que utilizar corretamente sua base de dados para manter um relacionamento saudável com seus leads e clientes será prioridade para empresas que querem garantir a continuidade dos seus negócios. Mais do que uma questão de se destacar, gerar leads qualificados será uma questão de sobrevivência.
Pensando isso, eu resolvi compartilhar com vocês algumas 4 dicas avançadas de como gerar mais leads qualificados. Vamos começar?
Marketing de Influência
Muitas empresas têm destinado cada vez mais verbas de comunicação para o marketing de influência. É uma forma mais orgânica e natural de se comunicar com seu público, uma vez que você se associa à influenciadores digitais que são referência em determinados assuntos, você “recebe” parte da credibilidade e confiança para seu produto ou serviço.
Uma pesquisa desenvolvida pela YouPix sobre a forma como os principais anunciantes do país entendem e mensuram suas ações com influenciadores mostrou que 68% dessas empresas consideram o marketing de influência estratégico para o seu negócio e 59% afirmou na ocasião que pretendia aumentar os investimentos em 2019 em comparação ao ano anterior.
Facebook Lookalike e LinkedIn Sales Navigator
Outro caminho para atrair leads quentes é usar bem os recursos das redes sociais. O Facebook Lookalike ajuda você a encontrar um público com as mesmas características de uma lista de contatos que você importa no gerenciador de negócios da plataforma. Pode ser uma lista de pessoas cadastradas para receber sua newsletter ou de pessoas que visitaram seu estande em um evento. A plataforma encontrará outras pessoas com perfis muito parecidos com base em histórico de websites visitados, produtos comprados e gostos e interesses semelhantes.
Já o LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta de prospecção desenvolvida também pela rede social para ajudar sua equipe de vendas a chegar aos melhores potenciais clientes e decisores usando filtros avançados de busca.
Teia de Captação
Um lead quentíssimo pode visitar seu site e querer tirar na hora uma dúvida sobre um produto ou serviço. Se você tiver um bot configurado para fazer esse atendimento prévio e, se evoluir, colocar um vendedor na jogada, mais uma chance de contato para o topo do funil!
A dica aqui é mapeie a sua presença digital e faça de todo ponto de contato com o cliente uma possibilidade de captação de um lead quente. Tenha bots configurados para o site, Facebook, LinkedIn e onde mais for necessário. Além, é claro, de uma boa estrutura de monitoramento para não deixar escapar nenhuma oportunidade.
Viu como como algumas iniciativas simples podem aumentar suas chances de gerar mais leads qualificados? Se quiser saber mais sobre como a HubSpot e suas funcionalidades podem ser utilizadas com essa finalidade, entre em contato com nossos especialistas.