Com certeza você já ouviu falar diversas vezes sobre a necessidade de colocar sua empresa nas redes sociais. Isso se deve ao fato de que seus clientes estão presentes nestes locais e, certamente será o primeiro lugar onde eles vão te procurar. Porém, estar presente não é garantia de sucesso. Você precisa ter estratégias de redes sociais bem definidas e estruturadas para garantir uma boa experiência para seus contatos e clientes.
Para além de estar apenas presente ou fazer posts bonitinhos, aumentar o engajamento exige que você veja as redes sociais como (1) um laboratório para a análise do comportamento dos seus clientes, (2) uma ferramenta para atrair futuros clientes e (3) um canal forte de relacionamento com o público interessado no seu produto ou serviço.
Fique de olho na forma como os usuários estão falando sobre sua marca e participe ativamente dessas conversas, para não deixar que sua imagem seja construída sem você, mesmo que não seja possível ter controle absoluto sobre ela.
Outro ponto importante é que por meio delas você identifica com mais rapidez as dúvidas, críticas ou demandas dos seus clientes. Além disso, conteúdos e campanhas de awareness com as soluções podem ser criadas para atender rapidamente seus clientes e evitar que uma possível avalanche de críticas surja.
Mas as Redes Sociais não servem apenas para o atendimento e direcionamento de demandas, existem nelas um grande potencial de conversão. Diferente do planejamento para SEO, que levam em conta o “o que” seu consumidor procura, as estratégias de redes sociais possuem um foco em “quem é” o cliente. Por isso, anúncios bem feitos, de acordo com as preferências de seu público-alvo, têm altas chances de conversão.
O que é necessário para uma boa estratégia de redes sociais
O planejamento é o primeiro e mais importante passo para ter uma estratégia de redes sociais eficaz. Sua marca deve ter uma personalidade própria. Descubra a identidade e a linguagem da sua marca, comunique-se de forma autêntica com seu público e seja original.
Além disso, a regularidade com que você publica nas redes sociais dirá para seus seguidores se podem ou não confiar em seu conteúdo. Mantenha um padrão, com dia e hora para a publicação dos posts, de forma que seus seguidores consigam saber quando será o próximo.
Tenha uma equipe que entenda como cada rede social funciona e saiba como se adaptar à linguagem de cada uma delas. Além disso, use táticas de retargeting para aumentar o tráfego e a probabilidade de vender seus produtos.
Não caia na armadilha de comprar seguidores!! Trabalhe para que o crescimento orgânico da sua marca seja consistente. Tenha seus KPIs bem definidos. Desta forma, você conseguirá medir a eficiência das suas ações e planejar os ajustes caso necessários.
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