Os Dashboards da HubSpot são um verdadeiro sonho para quem trabalha com Marketing, não é? Só que é preciso tomar muito cuidado na hora de analisar os dados, para não cometer alguns erros simples, que podem atrapalhar a interpretação dos relatórios.
Hoje, vamos falar dos 3 erros mais comuns que você (provavelmente) já cometeu ao olhar para os relatórios do Dashboard de Marketing da HubSpot.
P.S: não se preocupe. Também vamos te mostrar como encontrar as evitá-los e virar expert no assunto 😉
Preste atenção nas Taxas de Conversões!!
Você provavelmente já se deparou com um gráfico como este aqui né?
Este relatório é um dos primeiro a serem gerados pela HubSpot (no Dashboard de Marketing) e é um dos mais poderosos, afinal ele ajuda na interpretação do desempenho macro de Marketing.
Se você estiver fazendo um bom Inbound, o seu gráfico provavelmente se parecerá com esse. Aqui, você pode ver o crescimento de visitas (atração) do seu site e blog, o número de novos contatos que foram gerados e quando clientes foram conquistados em determinado período (no caso acima, escolhemos o mês de Junho).
No entanto, apesar deste relatório mostrar o crescimento em comparação com o mês ou ano anterior (Comparativo de crescimento) de Sessões, Novos Contatos e Clientes, ELE NÃO MOSTRA SE A TAXA DE CONVERSÃO ESTÁ MELHORANDO OU PIORANDO.
Ou seja, com estes números você pode estar atraindo mais visitantes para o seu site, e por consequência, aumentando o número de contatos gerados. Mas, a taxa de conversão entre Sessões e Novos Contatos pode estar diminuindo - o que significaria que você não está atraindo a Persona correta da sua empresa.
Para saber se você está realmente melhorando as conversões do seu site (que vamos combinar, é o que realmente importa), você precisa selecionar Relatórios > Análise do Site no menu principal. Em seguida, gere o gráfico “Visualizações de Página” x “Taxa de Visualização por Contato”. Assim , você pode ver quais as taxas estão crescendo e realizar o comparativo.
Vale se perguntar: “Meu conteúdo está atraindo bastante visitantes? E mais importante que isso, ele está convertendo?”. Foque em atrair as pessoas que não só estão interessadas no seu conteúdo de topo de funil, mas também no produto ou serviço que você tem a oferecer. Qualidade > Quantidade.
Avaliação das conversões no Relatório de Funis
O segundo erro mais comum é na avaliação de conversões do Relatório de Funis da HubSpot - com o objetivo de analisar o Fluxo de Conversão entre as fases do ciclo de vida (Assinante/Lead/MLQ/SQL/Cliente).
Para acessar esse relatório, basta ir em Biblioteca de Relatório > Criar um Relatório Personalizado > Funil > Contato.
Na opção “qualquer” – Ele possibilita a visualização de contatos que passaram por essa fase do ciclo de vida na data selecionada. Entretanto, nessa visão a HubSpot não dá a taxa de conversão de uma fase para outra. Porque ele só indica o número de pessoas que passaram por essa fase, e não necessariamente, o trajeto dela entre as fases.
Na opção “todos” – A HubSpot apenas considerará os leads que fizeram a jornada completa, ou seja, passaram necessariamente por todas as etapas selecionadas. Entretanto, é importante lembrar que a grande maioria da base de contatos, não faz a jornada completa! Muitos deles podem estar sendo diretamente cadastrados como MQL, por exemplo. Logo, eles estariam automaticamente fora deste relatório.
Ou seja, vale prestar muita atenção nas fases selecionadas para análise, porque, dependendo do contato, ele pode não ter passado por alguma delas (e consequentemente não aparecerão neste relatório).
Você também vai se interessar por:
➡3 Relatórios HubSpot para analisar o desempenho do Blog de sua empresa ⬅
➡ HubSpot ou RD Station ⬅
➡ 4 KPIs de e-mail marketing que você precisa acompanhar ⬅
Uma dica: Se seu workflow não estiver completamente configurado sobre as jornadas e ciclos de vida dos seus contatos , nós sugerimos você isolar as fases para analisar de forma mais in depth. Ou seja, você pode ir comparando de 2 em 2 fases por exemplo, para resultados mais específicos.
Obs: Esses relatórios em funis só estão disponíveis na conta Professional e Enterprise do Marketing Hub.
Contatos criados por Fase do Ciclo de Vida
Esse erro é um pouco mais complexo e o como resolvê-lo dependerá do tipo de análise que você quer fazer.
No relatório de contatos criados, muitos acham que ele exibe a quantidade contatos você conseguiu gerar no mês de acordo com cada fase do ciclo de vida. No entanto, ele só mostra a fase inicial na qual seu contato foi criado naquele período. Ou seja, ele NÃO CONSIDERA OS CONTATOS QUE SE QUALIFICARAM (saíram de uma fase para a outra) neste mesmo período.
Vamos a um exemplo prático: ao selecionar os contatos criados por Fase do Ciclo de Vida (como no exemplo acima) e selecionar apenas aqueles que possuem aqueles que se encaixam como clientes, você não verá quantos clientes sua empresa teve neste período (afinal ele não considerará contatos que foram criados no mês anterior) e nem mesmo quantos novos clientes você conseguiu (pois ele não considerará contatos que saíram de outra fase (como SQL) e se tornaram clientes.
A mesma coisa vale para todas as outras fases do ciclo. Este relatório não demonstrará quantos contatos foram convertidos de uma fase para outra!
Neste caso, é importante saber muito bem quais dados você quer analisar e o porquê. Se você quiser saber quantos clientes você captou no período por exemplo, recomendamos que você faça análise através dos relatórios de Negócios e não dos Contatos.
Caso você queira considerar quantos novos contatos foram criados ou foram convertidos em determinado período, use a propriedade “Data em que se tornou cliente”.
Entenda o que você quer saber, e o porquê
A HubSpot é uma ferramenta completa para times de Marketing que querem saber de verdade como suas ações estão impactando nos resultados da empresa. Mas é preciso saber exatamente o que se pretende mensurar, para não se perder na imensidão de dados.
Um painel bem configurado (e avaliado) ajuda profissionais de marketing e executivos a identificar exatamente o que está acontecendo com os elementos mais importantes da sua estratégia. Por isso é crucial saber o verdadeiro significado de cada um deles, para que você tenha as melhores resoluções dentro da sua empresa.