Embora o e-mail seja a forma mais antiga de marketing digital, ele continua sendo um componente vital de uma estratégia de marketing. E mais: ele é uma poderosa ferramenta para universidades que desejam aumentar os inscritos no vestibular. Hoje, vamos mostrar o porquê disso e ainda apontar alguns caminhos que vão incrementar ainda mais as suas estratégias de e-mail marketing. Fica de olho!
Funciona mesmo
Saiba que o e-mail marketing não é apenas um dos métodos de marketing mais acessíveis de que uma universidade pode se beneficiar – é também um dos mais eficazes quando se trata de obter um retorno do investimento (ROI). Além disso, a ferramenta é quase 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter combinados para atrair novos estudantes.
Interessante, não?!
Quando executadas corretamente, as campanhas de marketing por e-mail podem aumentar os inscritos no vestibular, bem como elevar a retenção de uma universidade, ao envolver ativamente o corpo de alunos e ex-alunos atuais e promover uma campanha de avanço.
Lembre-se: mensagens cuidadosamente desenvolvidas, quando enviadas ao estudante certo, no momento certo, podem melhorar ainda mais as metas de marketing do que os anúncios pagos direcionados. Além do mais, os e-mails têm um apelo mais pessoal que conteúdo de mídia social e anúncios, sem contar que eles são lidos em um ambiente menos perturbador do que outras mensagens de mídia.
Ficou curioso?
Então acompanhe estas estratégias incríveis que elencamos para você, que vão auxiliá-lo a ajustar seu marketing por e-mail e alavancar o número de matrículas.
1. Segmentação do público-alvo para campanhas personalizadas
Os grupos estudantis modernos são multifacetados, não é mesmo? Por isso, seus esforços de marketing de e-mail devem estar alinhados a essa realidade. O segredo aqui é segmentar o público-alvo para seus e-mails em categorias distintas que podem receber conteúdo personalizado, refletindo suas preocupações e desejos.
Não à toa! De acordo com estatísticas do Mailchimp, a segmentação pode resultar em uma média de 14,31% a mais de abertura de e-mails e 100,95% a mais de cliques no e-mail, os quais provavelmente levarão a um aumento na conversão e no recrutamento ao longo do tempo.
Como fazer isso? Bom, não existe uma regra rígida e rápida sobre como segmentar uma audiência para o marketing por e-mail em contextos de ensino superior, embora algumas convenções sejam úteis para a maioria das universidades. Elencamos a seguir algumas maneiras comuns de segmentação que geram uma comunicação mais eficaz. Veja:
- Dados demográficos, como idade, situação financeira e localização geográfica;
- Estágio no processo de inscrição;
- Interesses demonstrados, como campo de estudos ou atividades sociais;
- Situação da vida no campus.
Vale ressaltar que, ao estabelecer segmentos que refletem seu público e atendem às necessidades deles, é possível tornar o conteúdo do seu e-mail muito mais valioso e atraente.
Plataforma de Automação
Nesse processo, uma boa plataforma de automação de CRM e marketing – como o HubSpot – é essencial para facilitar e trabalho e entregar excelentes resultados. Com ele, você pode criar formulários de contato personalizados e segmentar automaticamente as perspectivas com base nas informações inseridas nos campos do formulário.
Além disso, à medida que os clientes em potencial progridem e se envolvem ainda mais com sua equipe de recrutamento, as informações de contato podem ser atualizadas para garantir que sejam segmentadas novamente de acordo com o estágio em que estão no processo de inscrição. Isso garante trocas fluidas e em evolução entre você e todos os clientes em potencial, mudando de acordo com as necessidades deles e sempre fornecendo as informações mais relevantes para eles em um determinado momento.
2. Conteúdo claro, simples e atrativo
Com caixas de entrada repletas de mensagens e atenção mais curta de uma plateia, é importante dedicar tempo para a criação de mensagens que ultrapassem essas barreiras, e sejam vistas, abertas e lidas.
Pense em destacar seu e-mail na caixa de entrada, fornecendo a ele um assunto irresistível, adicionando um senso de urgência ou fazendo uma pergunta relevante sobre o processo de inscrição, por exemplo. Quando elaborar o texto do corpo do e-mail, lembre-se que menos é mais. Atenha-se a pontos importantes e use uma frase de chamada para ação – Call-to-action – clara para estimular os usuários a seguir a etapa (clicar em uma postagem no blog, inscrever-se em um evento etc).
E se você quer impressionar seu público, pense além das imagens estáticas. Lembre-se de que esse público está acostumado a aplicativos de realidade virtual e aumentada em seus telefones e geralmente está atualizado com as mais recentes inovações tecnológicas. Que tal usar uma foto em 360 graus? Ou mesmo um vídeo? Para você ter ideia, ao usar um vídeo em vez de uma imagem parada, você pode aumentar os cliques em até 300%. Pense nisso!
3. Teste A/B para avaliar novos formatos
Você deve sempre testar seus e-mails para determinar o que funciona com seu público-alvo e o que precisa ser aprimorado. Por isso, teste ocasionalmente novas abordagens de formatos, layouts, linhas de assunto, gráficos, horários de envio e até cores dos botões do CTA. Você pode se surpreender com a grande diferença que uma pequena mudança pode fazer.
Lembre-se: nunca teste apenas para testar, certifique-se de ter uma estratégia e metodologia em torno dele.
É essencial criar uma estratégia de marketing acolhedora e convidativa – e agora você pode usar e abusar dessas dicas para aumentar o número de inscritos no seu vestibular e fazer a sua universidade decolar. Lembre-se também de que, ter uma estratégia eficaz pode ajudar não apenas a atrair novos candidatos para o site da sua universidade ou elevar as matrículas, mas também a manter alunos e ex-alunos atualizados. Legal, né!
Quer mais dicas tão incríveis quanto essas para destacar sua universidade? Então fale agora mesmo com um dos nossos especialistas ou deixe nos um comentário!