Eu aposto que você já teve problemas com mensagens demais na sua caixa de emails. Esse incômodo, apesar de ser uma uma experiência comum, ainda não impede empresas e universidades de enviar e-mails demais e causar um atrito indesejado com seus contatos e alunos.
Não estou dizendo que estratégias email marketing são ineficazes, muito pelo contrário: os emails são o canal mais direto e personalizado que as empresas possuem para falar com seus clientes. No entanto, ao enviar e-mails demais, as empresas acabam “queimando” o seu mais importante canal.
Como saber se estou enviando demais?
O principal desafio não é reconhecer que essa prática é ruim para usuários, afinal, a grande maioria das pessoas já teve alguma experiência deste tipo, e sim definir qual o “número mágico”.
Bem, não há uma resposta universal para isso. Tudo dependerá do segmento da empresa, qual o tipo de mensagem que você está enviando (promoções, newsletter, novidades, etc…) e qual sua relevância para o leitor e, por fim, qual a sua relação com seus contatos.
Com tantas variáveis, a recomendação é fazer análises práticas do comportamento dos seus contatos. As melhores ferramentas de email marketing e tracking, como os da HubSpot Marketing, permitem a avaliação de diversos fatores como o número de aberturas, de interações, de respostas e até de conversões, se o e-mail levar à uma Landing Page.
Com a HubSpot, as Universidades podem analisar em que medida o desempenho dos emails em um workflow é pior, o que motiva o cancelamento de uma subscrição à newsletter entre outras importantes informações encontradas no CRM.
Encontrei meu número, e agora?
Depois de estipulado um número médio de emails que não prejudica a relação universidade/alunos, é possível limitar a quantidade de mensagens mensais para os seus contatos no HubSpot Marketing Enterprise. Dessa maneira, você evita que campanhas que cruzam segmentos do seu público tornem a experiência do usuário pior.
Gostou das dicas? Quer saber mais sobre o assunto? Pois saiba que nós estamos à sua disposição, é só entrar em contato.