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Drip Marketing com SMS e WhatsApp – O que é e por que você deve usá-lo

Drip Marketing com SMS e WhatsApp – O que é e por que você deve usá-lo

Dicas, vantagens, estratégias e tudo que você queria saber sobre Drip Marketing com SMS e WhatsApp em um só lugar.

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Nos últimos tempos, a palavra "infoxicação'' (intoxicação pelo excesso de informações) tem sido muito discutida entre marcas, criadores de conteúdo e analistas de comportamento dos consumidores. Com o protagonismo quase absoluto do digital nas relações entre pessoas e empresas (no que chamamos de Revolução Digital), as marcas investiram em peso nos canais virtuais. 

Lives, Webinars e reuniões por Zoom se tornaram parte do nosso cotidiano. No entanto, com o tempo, a migração em massa para o universo virtual trouxe a sensação de estafa. Os consumidores ficaram sobrecarregados de mensagens e campanhas das empresas(e assim foi o fim da Era das grandes lives).

Mas o que esse sentimento de infoxicação significa para as marcas? Que elas devem praticar somente o Slow Content (conteúdo produzido com mais profundidade, em ritmo menor)? Claro que não! 

Ainda que esse movimento seja importante, a maioria das empresas simplesmente não tem o luxo de poder esperar sua mensagem (ou conteúdo) naturalmente (e lentamente) atingir seu objetivo. 

Logo, a alternativa para criar mensagens que realmente ecoem com o seu público neste mar vermelho de informações é (1) construir relacionamentos verdadeiros com o público (2) com mensagens verdadeiramente relevantes e no momento certo. 

A resposta para isso é o Drip Marketing. Com mensagens consistentes, relevantes e no contexto adequado, as empresas podem superar o sentimento de estafa e se aproximar de leads e clientes, de forma orgânica.

No artigo de hoje, nós vamos te mostrar como! Mas antes…

O que é Drip Marketing?

O Drip Marketing é um processo “gota-a-gota”, de “pingar” automaticamente informações relevantes. São um conjunto de mensagens de marketing que serão enviadas automaticamente de acordo com uma programação. Elas podem variar com base em gatilhos ou ações específicas do usuário, em um intervalo de tempo predefinido, os estimulando ao longo do ciclo de vida do cliente.

O objetivo principal é atrair os assinantes certos e enviar mensagens de maneira oportuna altamente relevantes para convertê-los.

As campanhas de Drip Marketing tradicionalmente são executadas enviando mensagens de e-mail. 

Como o SMS e WhatsApp têm apresentado melhores taxas de aberturas e de conversão, médias e grandes marcas estão usando esses canais para realizar campanhas de Drip Marketing.

A beleza da comunicação por “gotejamento” é que elas ajudam o público a lembrar da marca e direcionar para uma ação. Todos os disparos de SMS e WhatsApp acontecem automaticamente, com base nos gatilhos e segmentos que você define e podem ser personalizados a partir das informações dos contatos contidas em seu CRM. 

Você sabia? O “Drip Marketing" (Marketing de Gotejamento, na tradução livre) tem o nome de irrigação porque você desenvolve gradualmente um relacionamento com seu contato, alimentando-o com conteúdos e informações relevantes, bem como um fazendeiro faria com uma nova muda para fazê-la crescer e se desenvolver com saúde.A beleza da comunicação por “gotejamento” é que elas ajudam o público a lembrar da marca e direcionar para uma ação. Todos os disparos de SMS e WhatsApp acontecem automaticamente, com base nos gatilhos e segmentos que você define e podem ser personalizados a partir das informações dos contatos contidas em seu CRM. 

 

SMS e WhatsApp Marketing estão de volta com tudo! Separamos mais conteúdos de expert para sua média ou grande empresa:

5 dicas para crescer sua lista de SMS
Como fazer a mensuração de campanhas de SMS Marketing com HubSpot
WhatsApp substituirá o SMS no Marketing. Mito ou verdade?


As vantagens do Drip Marketing 

Primeiramente, vamos às seguintes reflexões (que você provavelmente já conhece muito bem):

  • As pessoas querem comprar de marcas que tenham uma relação muito mais próxima com elas. Que reflitam suas crenças e estilo de vida, então, construir uma relação pouco a pouco pode ser um diferencial para sua marca.
  • O público está sendo soterrado de conteúdo e informações na internet. Enviar uma mensagem única não tem impacto nenhum nesse oceano de informações. Para atingir o seu verdadeiro potencial, é preciso construir, com constância e relevância.

De acordo com uma pesquisa global desenvolvida pela Campaign Monitor, times de marketing que investiram em campanhas segmentadas apresentaram um crescimento de 770% na sua receita.

  • Usar um único canal para construir relacionamento com leads e clientes já não faz mais sentido. Vamos lá: depender somente do algoritmo imprevisível do Instagram para que sua mensagem impacte as pessoas está fora de cogitação. Apostar em e-mails com baixas taxas de abertura há anos, ou focar somente em anúncios – que custam caro – também não são a resposta. 

Ou seja: é preciso usar uma diversidade de canais para atingir a pessoa certa na hora certa. Cada canal é usado em etapas específicas, e é importante otimizar as mensagens para cada canal e momento da jornada do consumidor. 

Você já parou para pensar que o Drip Marketing com SMS e WhatsApp pode ser a solução para superar essas problemáticas?

Nova call to action

1. Construa um relacionamento a médio e longo prazo


Ao construir uma troca maior entre a empresa/pessoa, você irá se aproximar dos contatos e deixará claro os pontos fortes de sua marca. Isso possibilita uma relação mais profunda com seus clientes, que vai muito além do ato de compra. 

A Hydrant, empresa que desenvolveu um hidratante bebível, construiu uma poderosa régua de relacionamento com anúncios e e-mails para conversão de leads em clientes. Após a finalização de compra de um produto em seu site, a empresa utiliza o SMS para oferecer um serviço de notificação totalmente gratuito, avisando seus clientes sobre o momento certo para reabastecer seu estoque do produto. 

Ou seja, eles utilizam a relevância e comodidade do SMS para construir uma relação mais próxima com seus clientes e incentivar a recompra de seus produtos.

Viu como é possível reforçar a relevância para se aproximar ainda mais de seus leads?

2. Seja presente e assertiva

As mensagens das marcas precisam ser recorrentes e poderosas, mas sem exageros ao ponto de se tornarem um spam inconveniente. O foco é que elas perdurem de maneira positiva no imaginário coletivo.

O conteúdo entregue será acionado pela forma como um usuário está interagindo com sua marca e onde ele está no ciclo de vendas.

Você pode utilizar seus canais de contato de maneira inteligente – não somente na divulgação das suas promoções – mas também para promoção de conteúdos de valor, como seu Blog, ou para reforçar os valores através de mensagens especiais, assinadas por sua marca. 

Quanto mais você interage com seus usuários, e os transfere valor através da comunicação e produtos, mais eles passam a amar sua marca.

Você já viu nossa Case de Sucesso? A Genial Investimentos aumentou sua conversão em 30% com a integração de WhatsApp e HubSpot da NA5

3. Tenha versatilidade entre os canais digitais do momento

Os diferentes canais podem – e devem – ser explorados para aumentar as conversões, usando como base analítica o momento da jornada do consumidor e o canal mais apropriado para dar o próximo passo.

Um contato que preencheu um formulário para saber mais sobre um produto ou campanha específica está muito mais próximo da marca do que quem for impactado por um anúncio, por exemplo. Assim, você poderá abordá-lo diretamente através de um canal mais próximo, como o envio de uma SMS já oferecendo um código de desconto especial no produto.

Uma sugestão de versatilidade entre canais, por exemplo, é executar um trabalho de awareness através de anúncios mais chamativos no YouTube e no Instagram. E, depois da captação do lead (que se cadastra em seu site), você já pode começa a focar no relacionamento, através de contatos mais segmentados e de maior proximidade a partir do e-mail, SMS e WhatsApp.

4 tipos de campanhas de Drip Marketing com SMS e WhatsApp

Com a possibilidade de envio de SMS e WhatsApp em fluxos de automações, as possibilidades para as campanhas tornam-se ainda mais interessantes. Nós selecionamos algumas formas de campanhas de Drip Marketing simples, mas que fazem toda a diferença na construção do relacionamento e conversão de contatos. 

  1. Mensagem de boas-vindas - Uma simples mensagem de boas-vindas emana aos novos clientes uma sensação de acolhimento e acompanhamento. Além disso, ela também pode ser usada para definir expectativas sobre os próximos passos e mensagens que o cliente receberá.
     
  2. Mensagem de Onboarding - As mensagens de SMS que mostram como os clientes podem usar seus produtos ou serviços e o que está previsto no “pacote” comprado são uma importante forma de empoderar os clientes (deixando-os no controle) e, ao mesmo tempo, incentivá-los a usar mais o produto/serviço (o que certamente reduzirá as taxas de cancelamento).

  3. Mensagem de Nutrição - Você também pode usar o SMS para enviar notificações sobre novos lançamentos, funcionalidades e novidades sobre sua empresa. Isso possibilita que ele fique “por dentro” do que está acontecendo, entenda que a empresa está em constante evolução e ainda o incentiva a comprar novos produtos.

  4. Mensagem de lembrete - Por fim, você pode usar a relevância do SMS para lembrar seus clientes sobre carrinhos abandonados na loja virtual, reuniões marcadas com vendedores, vencimento de contratos, etc. Essa é uma das formas mais eficazes de garantir que os clientes tomem as ações desejadas. 

Use a tecnologia a seu favor

Uma dica valiosa para médias e grandes empresas é automatizar esse processo, permitindo que as campanhas “gota a gota” instruam e alimentem seus leads para você. 

Para garantir tudo isso, você pode contar com a tecnologia de SMS Marketing que oferece suporte para essas estratégias e dicas, como a Plataforma NA5, que potencializa as campanhas de Drip Marketing com SMS em massa, pois realiza disparos de SMS integrado ao CRM, cria réguas de comunicação automatizadas combinando e-mails, anúncios, SMS, WhatsApp e muito mais, diretamente nos fluxos de trabalhos da HubSpot.

Conclusão

As campanhas de Drip Marketing aproveitam o fato de que os clientes são mais propensos a comprar um produto de uma empresa que já conhecem e confiam. Isso porque, esse tipo de marketing permite que as empresas permaneçam “frescas” na mente dos clientes, mesmo quando eles não estão no mercado para o produto que a empresa está vendendo. 

Seja qual for a ferramenta (ou ferramentas) que você escolher, a automação de marketing através de campanhas de gotejamento pode ajudá-lo a nutrir leads sem monopolizar seu tempo.

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