Criar bons templates de mensagens para serem enviados por WhatsApp (via API do WhatsApp Business) podem ser um grande desafio. As limitações da plataforma, a formatação técnica e outras características como essas podem deixar sua mensagem “truncadas” e pouco assertivas. Que tal então aprender algumas dicas para melhorar seus templates de WhatsApp?
Lembrando que os exemplos de templates de mensagem da API do WhatsApp Business utilizados abaixo utilizam a formatação "{x}" para representar as variáveis das mensagens (conteúdo personalizado, como nome, número do pedido, protocolo de atendimento, e outras informações do contato).
Vamos ao que realmente importa?
Hot Tips
Atente-se a formatação técnica necessária
Lembre-se de manter as boas práticas na hora de montar os templates das suas mensagens! Elas precisam ser fluidas e claras, e não podem conter erros gramaticais.
Os modelos devem ser concisos e transmitir apenas as informações necessárias e alinhadas com a categoria do template.
Na hora de preencher os parâmetros variáveis, cerque-os com informações objetivas para que fique claro que tipo de informação será inserida (tanto para o WhatsApp que irá aprovar a mensagem, quanto para os contatos que as receberão).
Exemplo de Formatação
- O que não fazer
{1}
Boa Tarde! Seu pedido foi confirmado, confira os detalhes da compra:
{2}
{3}
Em caso de dúvidas, este é o número de rastreamento e protocolo:
{4}
{5}
- O que fazer
Boa tarde, {1}! Tudo bem? Seu pedido {2} foi confirmado!
A compra {3} foi enviada pelo código de rastreamento {4}, com o protocolo {5}. Acompanhe seu pedido!
Leia também
➡ 5 cuidados que todo Diretor Comercial precisa ter na gestão do Whatsapp ⬅
➡ WhatsApp para empresas: 13 estatísticas que todo gestor comercial deveria saber ⬅
➡ As vantagens de utilizar as automações de WhatsApp na operação Low-Touch ⬅
Não seja tão formal – mas conciso e relevante nas mensagens
O WhatsApp é um canal de relacionamento muito mais próximo do usuário, principalmente quando comparado a outros canais (e-mail marketing ou ligação de vendas), como já abordamos em vários artigos aqui em nosso blog.
Por isso você não precisa ser necessariamente formal na comunicação, apenas conciso! Afinal, o WhatsApp é um “local” no qual as pessoas se comunicam de forma muito mais livre. Além disso, quando alguém decide compartilhar seu número de celular, que é um dos seus dados mais delicados, isso significa que ele está disposto a se comunicar com a empresa de forma mais próxima.
É importante ressaltar também que pelo fato do WhatsApp ser um canal mais íntimo, é preciso ter cautela para a comunicação da empresa não soar muito invasiva. A melhor forma de fazer isso é sendo direto ao ponto e respeitando o tempo dos seus contatos! Lembre-se: se você valorizar a atenção dos contatos, eles vão valorizar ainda mais suas mensagens.
No entanto, é essencial manter a clareza na mensagem, com informações que vão direto ao ponto, e que sejam práticas e verdadeiramente relevantes para o usuário.
- O que não fazer
Olá {1}, como vai? Nós da “Nome da empresa” ficamos felizes que tenha entrado em contato conosco por WhatsApp. Como podemos te ajudar?
- O que fazer
Oi {1}! Tudo bem? Como podemos te ajudar hoje? 😊
Personalize e humanize a comunicação
A pior experiência que um usuário pode ter por WhatsApp é receber mensagens que não parecem ter sido feitas para ele, ou mensagens com uma pegada artificial e robótica. De novo, o WhatsApp é um dos canais mais “íntimos” para os usuários e eles buscam relações humanas. Ninguém quer se sentir apenas um número.
Por isso, certifique-se que sua comunicação está alinhada com as informações dos seus contatos. Quanto mais personalizada, detalhada e bem alinhada com a jornada do consumidor, mais especial ele vai se sentir; e também fica mais fácil de estreitar as relações deste contato com sua empresa!
Uma dica essencial é que o WhatsApp esteja integrado com um bom CRM. Assim, você vai ter todo o controle sobre esses detalhes e vai ser muito mais fácil seu time de atendimento gerenciar e utilizar as informações sobre o contato para que suas mensagens sejam contextualizadas. É o famoso “enviar a mensagem certa, na hora certa”.
- O que não fazer
Olá {1}. Recebemos seu contato e estamos te transferindo para um de nossos atendentes. Para garantir mais velocidade no seu atendimento, nos informe sobre o ocorrido.
- O que fazer
Oi {1}, já estamos te transferindo para um atendente, tá bom? Você pode nos dizer o que aconteceu?
Promova uma experiência holística
Por último, mas não menos importante: toda comunicação feita por WhatsApp deve estar inserida dentro de um contexto holístico da experiência das pessoas com a marca. O que queremos dizer com isso é que é necessário pensar na Régua de Relacionamento. Ou seja, é importante pensar em todo o processo de relacionamento com o público, desde o primeiro contato, até o momento do envio de mensagem por WhatsApp.
Afinal, dificilmente o primeiro contato com a marca será pelo WhatsApp: provavelmente essa pessoa já foi impactada por outros canais.
Lembre-se que, para as pessoas, a marca é um organismo só e não “diferentes setores com diferentes formas de se comunicar/relacionar”.
Se você criar um relacionamento e linguagem sem unicidade, a experiência das pessoas com sua marca será prejudicada. É essencial que as áreas de comunicação da empresa conversem entre si e ofereçam uma experiência coesa para seus clientes e prospects!
Conheça a integração oficial da HubSpot e WhatsApp
Para acelerar ainda mais esses resultados, é muito importante ter uma ferramenta como a Plataforma NA5, para que todas as oportunidades sejam aproveitadas de verdade.
A integração oficial do WhatsApp e SMS permite a inserção de mensagens destes canais nos seus workflows, além de registros das conversas e atendimentos diretamente no CRM da HubSpot.
Para saber mais sobre essa solução, fale com um de nossos especialistas. Eles poderão te ajudar a entender melhor como a nossa plataforma pode trazer ainda mais resultados para sua empresa!