Nem sempre aquele que ocupa um cargo de gerência é um bom gestor. Ser um bom chefe não é apenas gerenciar, mas também liderar, com atitudes e comportamentos que agregam equipes, geram aumento de engajamento e produtividade e, consequentemente, trazem resultados positivos para a empresa. Esses são os seus ideais? Então fica de olho em algumas dicas que, com certeza, vão ajudá-lo a sobressair e a se tornar um melhor gestor do seu SaaS B2B.
1. Contrate pelo potencial:
A contratação baseada em experiência está se tornando insuficiente. A questão não é mais se a sua equipe tem as habilidades certas, mas se ela tem o potencial para aprender novos “truques”. Currículos repletos de informações e com um número “correto” de anos de experiência pode não ser o melhor caminho para a contratação.
Por outro lado, candidatos que demonstram curiosidade, criatividade, perspicácia, engajamento e determinação podem indicar um ótimo potencial para prosperar dentro da função e da empresa.
2. Apoie o desenvolvimento pessoal:
Valorizar a equipe e oferecer as melhores condições para o seu desenvolvimento pessoal e profissional é a chave para a construção de uma cultura de incentivo e comunicação. Um bom gestor deve ser um aliado dos seus colaboradores, apoiando e participando ativamente de seu crescimento, oferecendo as melhores condições para que cada um descubra e desenvolva o melhor de si. Portanto, conheça sua equipe – seus valores e prioridades – dentro e fora do trabalho e apoie-a em seus objetivos.
3. Conheça sua equipe:
Um bom gestor e líder precisa conhecer cada membro de sua equipe. Somente assim ele poderá identificar talentos, vocações, preferências, ambições e fraquezas. Por isso, aposte no diálogo e na proximidade, tenha de fato a intenção de ouvir, aprender e ensinar. Assim, será mais fácil estreitar os laços e fortalecer os relacionamentos. Essa visão mais abrangente permite que você possa delegar atividades e funções corretamente, estabeleça papéis, prepare sucessores e planeje treinamentos específicos com o intuito de potencializar o desempenho do seu time.
4. Construa confiança:
Não sufoque sua equipe com controle excessivo. O chamado microgerenciamento é um dos grandes erros que um administrador pode cometer em termos de gestão de pessoas, causando desmotivação, estresse, revolta, inibição de talento, limitação de criatividade e proatividade, além de desânimo dentro das empresas. Quando você microgerencia, seus funcionários sentem que não há confiança neles e ficam frustrados por não conseguirem fazer nada sozinhos.
Ter a confiança e o respeito da equipe é a melhor maneira de alcançar os melhores resultados. Mas isso só ocorre quando a equipe confia no seu gestor e o tem como exemplo a ser seguido. Portanto, conheça sua equipe; separe e organize as atividades se baseando nos pontos fortes e fracos de cada membro; esteja aberto a opiniões e deixe espaço para que a equipe se desenvolva; reconheça e elogie o progresso ou a vitória da equipe, ainda que sejam mínimas.
O que você achou dessas dicas de gerenciamento? Você tem mais algum conselho de como ser um gerente melhor para o seu SaaS B2B para compartilhar?