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Como fazer o handoff entre Vendas e Atendimento ao Cliente no HubSpot

Como fazer o handoff entre Vendas e Atendimento ao Cliente no HubSpot

Quer saber como fazer o Handoff entre Vendas e Atendimento ao Cliente pelo HubSpot? Confira como configurar o seu HubSpot para um processo bem alinhado!

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Um pergunta interessante que eu recebi foi sobre como utilizar corretamente os recursos da plataforma HubSpot quando envolve passagem de bastão (handoff) entre vendas e atendimento ao cliente. Afinal, é um excelente questionamento e trata de um ponto muito importante para ter um processo comercial bem alinhado!

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Esse é um passo que muitas pessoas sabem da importância, mas não executam tão bem ou, muitas vezes, nem executam. E o bom da plataforma HubSpot é que ela apresenta  diversos recursos facilitadores para situações como essa.

Minha sugestão é combinar dois recursos do HubSpot no seu processo comercial e de atendimento ao cliente, que estão disponíveis desde os módulos gratuitos da plataforma:

➤ HubSpot Sales Hub: Pipeline de Vendas (Menu Vendas > Negócios)

➤ HubSpot Service Hub: Pipeline de Pagamentos (Menu Serviços > Tickets) 

 

Enquanto você estiver no processo comercial, negociando os seus serviços, você tratará como uma oportunidade comercial (negócio/deal), que pode ter, por exemplo, as seguintes etapas:

 

✓ Proposta Enviada

✓ Negociação em Andamento

✓ Oportunidade Ganha

✓ Oportunidade Perdida

 

Quando uma oportunidade for dada como ganha, você então abre um "Ticket" no seu Pipeline de Serviço, para o seu controle de entrega (pós-venda). Caso você tenha as licenças do HubSpot Service Hub Professional, você pode configurar um fluxo de trabalho (workflow) para fazer esse processo de forma automática sempre que uma oportunidade for definida como ganha. 

 

No seu pipeline de serviços, você já pode definir as etapas do "funil" de entrega e ter, por exemplo, as seguintes etapas:

 

✓ Aguardando Pagamento ↝ 1ª Parcela (entrada)

✓ Parcela Recebida/Execução 

✓ Aguardando Cliente (caso ele precise validar ou enviar documentação)

✓ Aguardando Parcela Final

✓ Feito

 

Você pode clicar aqui para saber como configurar o pipeline de serviços.

Deixando mais sofisticado

 

Caso você já tenha adquirido o HubSpot Service Hub Professional, existe a possibilidade de dar uma sofisticada no processo, no qual você poderá criar múltiplos pipelines de serviços. Assim, você pode criar dois pipelines:

 

Um pipeline chamado "Entrega" para controlar a prestação de serviço;

Outro pipeline chamado "Faturamento" (Financeiro/Recebimentos) para controle as parcelas.

 

E, se você tiver o HubSpot Sales Hub Professional junto com o HubSpot Service Hub Professional, você poderá criar automações para quando uma oportunidade (Negócio/Deal) de venda for dada como Ganha. Automaticamente será gerado um ticket no pipeline de Entrega, e ao mesmo tempo serão gerados tickets para cada parcela que, por fim, serão recebidas no pipeline de Faturamento (tudo automaticamente).

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Bem, é isso. Através dessas configurações – seguindo o modelo Flywheel da HubSpot –, seus processos ficarão ainda mais conectados, fáceis e transparentes!

 

Aqui na NA5, nós somos especialistas em implementação de HubSpot CRM e funis de vendas para grandes e médias empresas. Se você tiver dúvidas como essa, fale com a gente. Tenho certeza que podemos te ajudar. 

Forte abraço!

Angelo Públio

Clique aqui para baixar o Guia Avançado de Vendas com WhatsApp e HubSpot.

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