O investimento em marketing é parte importante do crescimento de uma empresa. Tornar-se conhecida e procurada pelos consumidores é a chave para o crescimento de uma de SaaS B2B. Pesquisas apontam que as empresas têm investido seu budget de marketing preferencialmente nas plataformas online.
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De acordo com o Relatório da CMO Survey, as mídias sociais são prioridade em marketing para 83% das empresas e o Marketing Analytics é o segundo mais usado, com 72%. Análise da Emarketer aponta ainda que o Facebook permanecerá na liderança em números de usuários, com 89,2%, seguido pelo Instagram, que deve crescer para 46,6% até 2020.
Definição do budget de marketing
Alguns pontos devem ser observados para que o cálculo do budget de marketing esteja correto.
Verifique se o faturamento mensal da sua empresa vem crescendo ou caindo, quando comparado com o do ano anterior. Olhar o histórico dos últimos dois anos ajuda a entender qual a tendência dos meses que virão e dá uma visão clara do comportamento do consumidor.
O cálculo da lucratividade, percentual do faturamento que fica com a empresa, pode ter grande variação dependendo do tipo de negócio, da quantidade de funcionários, entre outros fatores. Sabendo a margem de lucro da sua empresa, você conseguirá definir o quanto deve investir em marketing digital.
Caso a margem de lucro de seu negócio seja boa, algo superior a 15%, o investimento possui um bom espaço de manobra. Se for menor que este valor, o melhor é verificar qual produto possui a maior margem e iniciar um projeto piloto apostando apenas na divulgação deste único produto.
Empresas consolidadas X novas no mercado
O antigo ditado “quem não é visto, tampouco é lembrado” vale para todas as relações comerciais. Se a sua empresa está em um ramo de atividade onde existe muita concorrência, é de extrema importância que se destaque das demais para aumentar suas possibilidades de lucro.
Embora ainda muito difundida, a ideia de que as empresas iniciantes no mercado devem investir menos em marketing digital do que as já consolidadas não é verdadeira. As companhias já conhecidas não precisam passar pelo processo de reconhecimento do público. Já as novas dependem fundamentalmente de mostrar quem são e marcar sua imagem.
Cerca de 10% do faturamento das corporações consolidadas deve ser destinado ao budget de marketing. No caso das companhias mais jovens, o ideal é que o valor seja de 12% a 20%. Isso se deve ao fato de que no início é necessário se posicionar no mercado para ficar conhecido.
Para empresas de SaaS B2B, é ainda mais importante coletar e analisar informações sobre as práticas do mercado. Isso porque o marketing neste mercado exige uma abordagem diferente. Clique aqui e saiba o que muda no Marketing para SaaS B2B.
Como você calcula o investimento em budget de marketing da sua empresa?