Apostar no desempenho eficiente das equipes de marketing e vendas do seu SaaS B2B é o que realmente faz a diferença. É aí que o Rotate Leads (Rotação de Leads) do HubSpot entra para dar uma mãozinha. A ferramenta elimina o desperdício de tempo e esforço por meio da automatização da distribuição de leads. Maior eficiência e assertividade para a conversão de leads e a conquista de novos clientes!
Para configurar seu roteador de leads automatizado, você terá que criar um fluxo de trabalho no HubSpot. Isso permite a rotação igualitária de leads entre a sua equipe e até mesmo a definição de critérios de distribuição, no caso de você ter equipes especializadas em diferentes tipos de leads. É tudo muito simples e rápido!
Acompanhe o passo a passo:
1 - Se você estiver usando uma conta do Marketing HubSpot, navegue no painel de controle principal até a aba “Contacts” e selecione a categoria “Workflows”. No caso de possuir uma conta no Sales HubSpot, navegue no painel de controle principal até a aba “Automation” (Vendas) e selecione “Workflows”.
2 - Clique no botão “Create workflow” (Criar fluxo de trabalho), dê um nome para o seu fluxo e escolha o tipo “Start from scratch” (Começar do zero). Clique novamente em “Create workflow”.
3 - Defina seus “Enrollment triggers” (Gatilhos de inscrição) conforme o funil de marketing que você deseja aplicar, como “Propriedade de contato”, “Estado/Região”, etc. Se você quiser atribuir a propriedade a contatos que já atendem aos critérios de sua condição inicial, marque a caixa ao lado de “Enroll contacts who already meet this criteria” (Inscrever contatos que já atendem a esses critérios). Clique em “Save” (Salvar).
4 - Clique no botão “+” e selecione a ação “Rotate leads” (Girar leads).
5 - Agora basta escolher a pessoa ou a equipe para quem você deseja distribuir os seus leads. Na caixa suspensa “Assign a HubSpot owner” (Atribuir um proprietário do HubSpot), selecione quais membros da sua equipe você deseja incluir no seu roteador de leads. Se você não encontrar uma determinada pessoa na lista, há uma boa chance de que ela não esteja configurada como um usuário do HubSpot em sua conta. Nesse caso, faça uma verificação em Configurações > Usuários.
6 - O último passo é ativar o seu fluxo de trabalho. No canto superior direito do seu navegador, você encontrará uma tomada ON/OFF (Revisão/Ativar), acompanhada do texto “Workflow is OFF”. Alterne para a posição “ON” e você receberá um pop-up confirmando as configurações que você selecionou. Revise para ver se está tudo certo. Se estiver, clique em “Turn workflow on” (Ativar fluxo de trabalho).
Observações:
Você pode adicionar diversos usuários HubSpot à distribuição de leads. O fluxo de trabalho dividirá automaticamente a quantidade de leads entre eles.
O HubSpot permite que você crie quantos fluxos de trabalho de rotação de leads que precisar, contanto que seus critérios de inscrição não entrem em conflito. Portanto, se você tem equipes de vendas que cuidam especificamente de determinadas características de leads, é possível criar um fluxo de trabalho de rotação de leads para cada uma delas.
Viu como é fácil deixar para trás o trabalho chato e manual? Agora você pode deixar o seu dia mais produtivo e se concentrar em questões mais estratégicas do negócio.