Sempre que escrevo sobre Chatbots (como neste caso aqui) acabo começando conversas com pessoas que trabalham com Atendimento ao Cliente e Marketing - o que é ótimo! Mas, eu sinto falta da perspectiva da equipe de Vendas, porque o Chatbot também é um recurso poderosíssimo para geração de leads.
Imagine o seguinte cenário: um visitante entre no seu site e não encontra exatamente o que está procurando, ou está com alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço. Normalmente, quando isso acontece, o visitante sai do seu site e volta a procurar por outras empresas que consigam apresentar uma solução mais alinhada com que ele está buscando.
Os Chatbots funcionam como um importante ponto de contato rápido e prestativo para que esses visitante encontrem o que estão buscando e sintam-se confiantes o suficiente para darem o próximo passo em sua Jornada do Consumidor (tornando-se prospects).
Os chatbots também podem servir como um ponto de conversão, ao pedir o e-mail para continuar o atendimento caso o visitante precise sair do site, mas gostaria de receber a resposta por e-mail, ou ainda (em caso de dúvidas mais complexas) para que o chatbot direcione o atendimento para um vendedor.
Além disso, os chatbots funcionam como um importante filtro para o time de vendas, principalmente em casos quando a geração de leads é muito grande, ao ajudar clientes que ainda não estão prontos para comprar, tirando este trabalho dos vendedores (para que eles foquem em leads quentes!
Com tantas vantagens, o crescimento na captação de leads pode crescer de 7 à 25%. Incrível, né?
Mas, que tal a gente sair um pouco da teoria e focar no que realmente importa: como utilizar Chatbots para gerar leads NA PRÁTICA.
Aqui embaixo eu separei algumas dicas e estratégias para que você comece a aplicar isso no seu site o mais rápido possível e possa ver os resultados com seus próprios olhos. Veja:
Pesquisa pré-chat
Com essa configuração, você consegue obter algumas informações pessoais básicas sobre o usuário, como nome e e-mail, e utilizá-las mais tarde para ações de marketing ou vendas.
Boas-vindas aos visitantes
Configure mensagens de boas-vindas aos visitantes, sejam eles novos ou visitantes que voltam a navegar pela sua página. É importante descobrir os interesses deles e encorajá-los a deixar um e-mail para contato futuro. No caso dos visitantes que retornam à sua página, uma ideia interessante é oferecer algum desconto para estimular a conversão.
Peça o telefone
Alguns usuários pesquisam online, mas gostam de fechar negócios por outros meios, como uma ligação. Configure o chatbot para isso e passe aos seus vendedores os contatos que chegarem dessa forma. Lembrando que é importante que o profissional acompanhe o histórico do contato e saiba o que fazer na abordagem, hein?!
Engaje o usuário quando ele está prestes a deixar o site
É interessante configurar um chatbot para se comunicar com o cliente que está prestes a deixar o site. São inúmeros os motivos que levam o usuário a abandonar uma página e é importante interagir nesse momento, ao menos para obter um feedback sobre a saída e iniciar uma conversa a partir daí. Você pode fazer o mesmo quando ele desiste de preencher um formulário, por exemplo.
Envolva o lead com um conteúdo específico que possa lhe interessar
Se você tem um blog e desenvolveu conteúdos específicos para diferentes momentos da jornada do cliente, você pode usar o momento em que ele está lendo o material e fazer uma interação específica e contextualizada com o assunto, que pode, em algum momento, apresentar as soluções da empresa relacionadas a um artigo. O mesmo pode ser feito em URLs específicas do seu site que tenham grande apelo em relação às personas.
Fisgue o lead no Facebook
Você pode interagir com o visitante de sua página no Facebook. É bom perguntar se ele está interessado nos produtos ou serviços que sua empresa oferece e aproveitar a oportunidade para colher seus dados.
E aí? Já está ansioso para configurar seus chatbots para gerar leads? A HubSpot é uma ferramenta bastante completa para lhe auxiliar com esse processo. Que tal saber mais? Fale com nossos especialistas.