As grandes universidades do país já entenderam que para oferecer as melhores experiências e atrair mais alunos, é preciso criar estratégias e objetivos entre as equipes de marketing e vendas. Por conta disso, os chatbots para universidades são uma importante ferramenta para as duas áreas trabalharem em conjunto.
Mas, não basta apenas criar chatbots pouco eficientes. É preciso investir em informações centralizadas, em conectividade, numa jornada do cliente que flua bem no site da instituição, num bom funil de vendas, em automações, na chamada comunicação 360º e em relatórios avançados que ajudem a entender como as coisas estão caminhando.
Bastante coisa né? Bom, se você ainda está dando os primeiros passos nessa direção, o ideal é seguir essas três estratégias de chatbots para universidade:
Foco no mobile
Você pode oferecer os melhores cursos do mundo, os mais arrojados, inovadores, totalmente em sintonia com o mercado. Se os seus clientes, em sua maioria jovens diante da escolha de uma instituição de ensino superior para chamar de sua, não contarem com uma boa experiência de mobile, pode esquecer. É pelos telefones que, em sua maioria, os chamados millennials fazem as buscas que desejam fazer, acessam sites, compram produtos e serviços, comunicam-se entre si e com as empresas de modo geral.
Tenha um chatbot facilmente acessível pelo celular, descomplicado mesmo. Simples assim.
Quanto mais informação, melhor
Se para você o site da sua universidade está redondinho em termos de informação, sem dar margem para muitas dúvidas, essa pode não ser a opinião dos seus clientes. Acima de tudo, é preciso ser rápido e ter repertório para atender esses consumidores.
Nesse contexto, os chatbots são uma mão na roda. E podem ajudar para esclarecer lacuna de dados e esclarecimentos do seu portal. Por isso, cuide bem deles.
Ganhe mais tempo para atualizar seu site
Não é fácil manter o site de uma instituição atualizado em tempo real. Isso vai depender muito da estrutura de comunicação que cada um tem. Por isso, mais uma vez, o chatbot pode ser seu aliado. E entregar ao seu cliente o que acontece de novo dia a dia, antes mesmo que isso chegue ao seu portal.