Existe um prazo ideal para que um lead transite entre as etapas do funil do CRM HubSpot e vire efetivamente um cliente da sua empresa? A resposta é... não.
Isso dependerá sempre da natureza do seu negócio e de outras variáveis como o potencial e a estruturação do time de marketing e vendas. Em alguns casos, a jornada de compra é curta, em outros é mais longa.
No entanto, se você utilizar o poderoso CRM HubSpot, há maneiras de calcular rapidamente o tempo médio de conversão nas etapas do funil.
Você quer saber como ao acompanhá-los e entender os parâmetros da sua empresa para avaliar se o fluxo dos leads está ok e saber o tempo médio para um lead passar pelo ciclo prospect – qualificação – proposta – fechamento?
Nesse caso, recomendamos fortemente o acompanhamento do relatório funil de contatos ou negócios. Você pode configurá-lo para acompanhar todos os contatos e negociações ou apenas alguns deles por meio dos relatórios gerados automaticamente na HubSpot. Veja como fazer.
Como acompanhar contatos ou negociações pelo funil pela HubSpot?
Veja o passo a passo:
- Em relatórios, crie um relatório customizado.
- Selecione funis ou pipelines, marque contatos ou negociações e, então, vá para o próximo passo.
- No ícone de lápis, você pode editar o nome do seu relatório.
- Adicione filtros para selecionar as propriedades.
- Em visualização, customize os gráficos para o seu relatório. Pode ser pirâmide, colunas ou tabelas.
- Em “Medidas”, você pode selecionar os estágios a serem incluídos no seu relatório.
- Clique em Salvar e, para receber um arquivo com esses dados, clique em exportar. Selecione o tipo de arquivo, o e-mail para o qual ele deve ser enviado e, por fim, salve o relatório em sua lista.
Como saber quais contatos engajaram-se com os eventos criados pela HubSpot?
É possível para usuários da versão Enterprises. Veja como:
- Vá em relatórios e crie um relatório customizado.
- Em funis ou pipelines, selecione eventos e parta para o próximo passo.
- Nomeie o relatório com o ícone de lápis.
- Em tag, escolha um evento específico ou todos criados.
- Selecione o período a ser analisado.
- Escolha o tipo de gráfico em visualização.
- Em adicionar eventos, escolha até cinco deles para o seu relatório
- Gere o relatório, escolha o tipo de arquivo, o e-mail e salve em sua lista.
Quais interações levam a algum tipo de conversão no seu site?
O relatório atribuição permitirá ao usuário analisar as interações que levam a algum tipo de conversão no site. Ele é completo e apresenta métricas como contratos assinados, porcentagem de contatos e pontuação dos contatos. Você ainda poderá ver a URL de páginas que contribuíram para as conversões, as referências de páginas externas e as fontes que levaram as visitas ao seu site.
O usuário pode, ainda, escolher os modelos de atribuição, ou seja, como ele quer ranquear os seus contatos: todas as interações, primeiro contato, último contato, última interação, primeira e última interação e as últimas seis interações que levaram à conversão.
O modo de configuração é semelhante a dos outros relatórios, dando ao usuário as opções de selecionar os filtros mencionados acima.
O que você achou desses relatórios como ferramentas para calcular o tempo médio de conversão nas etapas do funil e estabelecer os parâmetros ideais para o seu negócio? Se quiser saber mais sobre eles, converse com os nossos especialistas em HubSpot.