Transformação digital é um tema levado a sério na sua empresa? Imagino que sim, pois, como sabemos, é um caminho sem volta. Mas, vou alertar para um detalhe muitas vezes subestimado: a tecnologia, que abre as portas para as empresas nessa trajetória, está ao alcance de todos...inclusive da sua concorrência.
O que vai diferenciar uma proposta de outra? Conto que o grande pulo do gato para passar com êxito por esse processo e arrebatar de vez o coraçãozinho do seu cliente é um velho conhecido da turma do marketing. Estou falando dele mesmo, do BRANDING.
Se esse papo parece muito old school, siga comigo que vou provar que um branding bem resolvido nunca esteve tão “in”. Além de atual, e mais necessário do que nunca, ele é o maior elemento de diferenciação da sua marca e só vai trazer vantagens no contexto de transformação digital que já está acontecendo aqui e agora, quando o consumidor, por conveniência, decide fazer compra pelo aplicativo e receber na porta de casa ou abre uma conta digital em poucos minutos, renunciando o modelo tradicional e burocrático do serviço bancário.
Mas, usando os exemplos mencionados acima, com tanta oferta e empresas caminhando na mesma direção, por que o consumidor vai escolher a sua marca? Por que ele vai preferir o app do seu supermercado para fazer compras ou a sua fintech para abrir a conta? É aí que o branding entra em ação. Primordialmente, exercendo sua função de awareness. Se o consumidor não sabe que sua marca existe, como ele vai chegar até você?
Tradicionalmente, o branding fortalece três áreas primordiais em uma empresa: o marketing, as vendas e o atendimento ao cliente.
O fato é que elas são diretamente impactadas pela transformação digital. Vamos olhá-las mais detalhadamente e compreender como o branding bem resolvido pode fortalecê-las para o contexto de revolução tecnológica e comportamental que estamos vivendo? Vem comigo!
O branding no Marketing
Como sua marca está se apresentando ao seu público? O que é único nela e quais os elementos são capazes de levá-lo a estabelecer uma conexão com ela? Visualmente, ela é bem resolvida e facilmente reconhecível? Mesmo com todos os critérios de usabilidade e experiência do usuário que ditam as regras no ambiente digital, deixando tudo meio padronizado, ela é autêntica e consegue se sobressair?
Uma marca com um storytelling interessante, capaz de atrair potenciais consumidores pelos propósitos e não só por produtos ou serviços, dispara na frente da concorrência.
Se ela oferecer conteúdos relevantes, em tom adequado e original e for coerente nos inúmeros pontos de contato com o cliente e potencial cliente (e eles multiplicam-se expressivamente no mundo digital)...bingo! Você tem meio caminho andado para o sucesso.
Ah, um ponto importante: as empresas que melhor assimilam a transformação digital são aquelas que têm uma cultura inovadora arraigada. Quanto mais alinhados os times dos diferentes setores da empresa estiverem em relação aos valores e propósito da marca, maiores as chances de sucesso.
O branding nas Vendas
O fato de a transformação digital encurtar alguns caminhos até o consumidor não significa que eles ficaram mais fáceis. Pelo contrário! O grau de complexidade para as vendas aumenta com a transformação digital e a competição é extremamente feroz. O branding é um grande aliado para atração e conversão, agregando valor a seus produtos e serviços, e levando o cliente à fidelidade, que é um comportamento muito desejado pelos gestores de marca.
E digo mais: com tantas ferramentas do ambiente digital, você pode conhecer melhor o comportamento dos seus contatos e usar esses insights para lapidar suas estratégias de comunicação. O uso de recursos digitais também ajuda em um ponto crucial para o seu time de vendas que é saber exatamente em que ponto da jornada de compra o seu lead está e trabalhar a comunicação adequada para ele naquele momento. Eu não canso de falar do Lead Scoring, um sistema de classificação de leads da HubSpot que me parece um divisor de águas no trabalho do time de vendas com os contatos! Você precisa experimentar!
O branding no Atendimento ao Cliente
A transformação digital avança ao mesmo tempo em que vivemos a era do encantamento do cliente. Já parou para imaginar que algumas empresas têm clientes low touch, ou seja, clientes com os quais elas só se relacionam no ambiente digital e que esse cenário era impensável alguns anos atrás?
Cliente continua sendo cliente e quer ter seus problemas resolvidos e ser acolhido. Pensar em Customer Success é fundamental. Para que isso aconteça, é importante que o atendimento ao cliente, por mais que utilize recursos proporcionados pela tecnologia, acompanhe os direcionamentos de branding da marca e cative esse cliente no relacionamento do dia a dia, inclusive no pós-venda (eu também não canso de teclar nesse ponto porque ainda existe muita marca que negligencia o cliente que conquistou depois de tanto esforço. Como pode?!).
O cliente quer ser atendido no canal que ele escolher. Seja no SAC telefônico, na loja física ou no chatbot do seu site ou dos seus perfis nas redes sociais, o discurso precisa seguir as diretrizes do seu branding.
Viram? O branding a serviço da transformação digital – ou vice-versa – funciona perfeitamente e turbina o potencial dos seus negócios. Entendeu como ele precisa permear todas as áreas e ser uniforme em todos os pontos de contato para contribuir efetivamente para o sucesso da sua empresa? Para ter êxito nessa jornada, é preciso de times formados por profissionais pensantes que saibam usar o melhor da tecnologia.
A HubSpot é uma plataforma bastante completa que conta com ferramentas capazes de alavancar a sua comunicação e automatizar processos, permitindo com que os melhores profissionais do seu time tenham tempo liberado para focar em questões estratégicas.
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