Nossas conversas são sempre muito focadas nas maravilhas do ambiente digital, certo? As possibilidades desse universo são incríveis mesmo e eu não me canso de falar e descobrir novidades sobre elas. Porém, dessa vez, minha proposta é tratar de um tema quente do mundo analógico que é um verdadeiro gerador de leads qualificados.
Afinal, como captar mais alunos com eventos na universidade?
Para o departamento de admissions, eventos são pratos cheios, pois reúnem pessoas verdadeiramente interessadas no assunto em questão. Afinal, por exigir que as pessoas se mobilizem para chegar ao local, os eventos atraem pessoas muito mais propensas a se relacionar com sua Universidades (mais qualificadas).
Isso significa que se a sua Universidade souber captá-las, esses leads podem ser MUITO bem aproveitados nas estratégias de CRM para gerar novos alunos.
Mas, antes de começar, é bem importante ressaltar que: é preciso trabalhar os leads antes, durante e depois de qualquer evento, para que ele seja um sucesso e a comunicação não perca o timing (contexto).
Defina o objetivo e escopo do evento
O primeiro passo para fazer qualquer evento é definir qual é o seu objetivo. Ou seja, porque você dedicará todo esse esforço, que não será pequeno, para criar um evento. Informações como público-alvo e KPIs são essenciais para que você avalie o sucesso do evento e qual foi seu Retorno de Investimento (ROI).
Em seguida, é preciso desenvolver o escopo do evento. Essa escolha definirá muito do sucesso do seu evento, pois ele precisa estar muito bem alinhado com a linguagem, os medos e as vontades do público que você deseja atrair.
Atraia o público certo
Definido o objetivo e a temática do evento, é é hora de partir para a divulgação, tendo em mente o público de interesse desse evento. É um evento mais abrangente para conhecer a faculdade, o campus e as propostas? A divulgação entre alunos dos últimos anos do Ensino Médio pode ser uma boa, pois estarão na fase de consideração, talvez ainda sem muita certeza do curso que querem escolher.
É um evento mais segmentado? Uma conversa sobre o mercado de trabalho para Engenharia Civil? Que tal direcionar a comunicação para cursinhos especializados em Exatas, por exemplo? Um tour para apresentar o que tem de mais moderno no laboratório de anatomia? Por que não focar em turmas de biológicas?
Não se esqueça de usar seu site e suas redes sociais para a comunicação dos eventos, pois muitos alunos em potencial que se interessam pela sua instituição provavelmente já acompanham seus perfis e isso tornará mais fácil a atração. E-mail marketing para uma base segmentada de acordo com as características do evento também é uma boa pedida.
Crie um processo de inscrição simplificado
Eis um ponto muito importante, pois é dele que você extrairá informações valiosas a serem trabalhadas no pós-evento. Não aborreça o interessado com um formulário extenso. Peça as informações essenciais que não só façam o controle de participantes, mas que também terão serventia para suas estratégias de marketing posteriormente. Nesse sentido, e-mail dos participantes, por exemplo, é um campo fundamental.
Foque na boa experiência durante o evento
A participação do aluno em potencial no seu evento é um touchpoint com a sua marca e você precisa se certificar de que essa experiência será única e marcante. É bom que todos os envolvidos estejam preparados para acolhê-los e recebê-los bem. Da recepção à palestra, todos os profissionais precisam entender a importância desse momento e, além de tratar com gentileza, saber passar informações esclarecedoras e enriquecedoras.
Essa é uma oportunidade rara de olhar seu prospect nos olhos e convencê-lo a desejar estudar na sua instituição. Além disso, é bom que a equipe de admissions fique atenta às reações dos participantes no evento e dos feedbacks que podem vir dessa ocasião. Eles serão importantes para lapidar o discurso da universidade.
Desenhe suas estratégias de follow-up
Esse é um ponto importantíssimo e é bom que você o faça antes do evento para poder aproveitar o entusiasmo do prospect no pós-evento e direcioná-lo pelos pontos da jornada até a conversão desejada. É inscrição no vestibular? É matrícula? Tendo os contatos e sabendo que é um aluno em potencial com interesses já declarados, você poderá trabalhar com mais chances de sucesso.
Usando uma plataforma como a HubSpot, você pode classificar esses leads e criar um fluxo de e-mails automatizado para suportar suas estratégias e facilitar o seu trabalho no pós-evento. Se quiser saber mais sobre como utilizar esses recursos nas estratégias de marketing da sua universidade fale com um de nossos especialistas.
Inclusive, eu acho fundamental que a equipe de marketing e admissions façam um exercício de pensar fora da caixinha. Os eventos promovidos pelas universidades para captar novos alunos costumam ser muito repetitivos e pragmáticos e focar em questões relacionadas ao aprendizado.
É interessante construir uma referência de universidade que quer fazer a diferença na vida da pessoa – e isso envolve realizar atividades diversificadas para enriquecer a experiência do aluno em potencial.
Por que não também explorar outros aspectos da vida acadêmica nesses encontros também? A universidade oferece atividades extracurriculares como meditação, yoga, clubes de leitura? De repente eventos criados em torno dessas iniciativas podem chamar bastante atenção dos prospects.
Você tem alguma experiência interessante sobre captar novos alunos com eventos na universidade? Compartilhe conosco aqui nos comentários!