Em um mundo digital, onde as novas gerações resolvem tudo online, atrair visitantes para a sua universidade é um grande desafio. Os nascidos no mundo digital costumam interpretar uma presença forte neste segmento como sinal de credibilidade. Sob esta ótica, a máxima “quem não aparece não é lembrado” faz todo o sentido.
Você pode pensar: “ok! Já entendi que preciso construir uma presença digital interessante para atrair visitantes , mas como faço isso?”
Bem, preparamos para você algumas dicas, que podem ajudar nesta busca por mais visitantes e, também, mais negócios. Confira!
Construindo uma presença online
Para começar a atrair mais visitantes para a universidade, é necessário que o site seja responsivo e otimizado, com estratégias de SEO, para ajudar na busca orgânica. Também deve haver uma integração entre a página web e o blog da instituição.
Uma importante dica é analisar suas palavras-chaves, assim como as utilizadas por seus concorrentes. Dessa maneira você entenderá quais batalhas por palavras-chave valem esforços além de notar novas oportunidades para melhorar seus resultados.
Blog
Conteúdo relevante e original é a chave para criar notoriedade e atrair mais visitantes para a página da universidade. Além disso, ao utilizar as estratégias de SEO para oferecer informações que geram valor ao leitor, você pode aumentar a expansão da sua marca, competir por diversas palavras-chaves e se destacar no mercado.
Os Call-to-Action (CTAs), serviram como uma importante ponte entre o conteúdo desenvolvido e seu site, onde seus verdadeiros serviços serão oferecidos.
Por fim, estratégias de Pillar Pages ajudam a mapear e organizar o seu conteúdo, além de serem importantes fatores considerados pelo Google no momento de ranquear os resultados das pesquisas.
SEO
Outra forma de conseguir notoriedade e um bom ranqueamento na busca orgânica do Google é utilizar as ferramentas e estratégias de SEO.
Com um estudo aprofundado e as ferramentas certas, é possível definir as melhores práticas para construir textos e tópicos, para que ele seja melhor avaliado. O monitoramento constante das publicações do blog ajuda a entender quais publicações estão gerando mais tráfego e como investir nestes assuntos.
Automações de marketing
As automações de marketing são uma das principais aliadas para empresas que querem escalar suas atividades de marketing e produzir resultados ainda melhores. Por isso, sua universidade precisa de ferramentas de automação que otimizem suas ações, mas que ao mesmo tempo identifiquem padrões através de Machine Learning.
Com a HubSpot, você pode aproveitar todas as ferramentas de automação de marketing em uma única plataforma. E o melhor: integrado com seu CRM.
Você pode criar sites e landing pages otimizadas, que mostram para o seu lead aquilo que ele realmente está procurando (Conteúdo Inteligente).
Outra funcionalidade é a análise e sugestão de palavras-chave, SEO, auxílio de dicas de melhorias nos conteúdos e formatos, planejamento dos melhores dias e horários para publicar em blogs e relatórios de dados precisos e aprofundados para facilitar a tomada de decisões estratégicas do marketing.
Isso tudo, além é claro, das automações de e-mail marketing, que acompanham os contatos por toda sua Jornada do Consumidor e podem personalizados de acordo com sua persona ou disparados após algum comportamento do contato que evidencia um possível desejo de compra.
Analytics
Depois de aplicar todas as técnicas e estratégias acima, é essencial que você mantenha uma constante análise dos seus resultados.
Entender quais campanhas tiveram os melhores resultados, qual o histórico de visitantes, qual a tendência (crescente ou decrescente) das taxas de conversão em leads e clientes, entre outras análises, permitirá que você entenda melhor onde colocar os esforços das suas equipes de marketing e vendas para aumentar seus respectivos desempenhos.
Gostou? Para conhecer estratégias avançadas que garantirão resultados ainda mais incríveis, conheça o Hub de Crescimento para Universidades da NA5. Transforme sua Universidade em uma máquina de matrículas!