Desde sua criação, o WhatsApp revolucionou a maneira como nos comunicamos. Muitos aplicativos de comunicação foram criados antes e depois, mas nenhum com o mesmo sucesso ou alcance do WhatsApp: são mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo e 60 bilhões de mensagens enviadas por dia. Não é surpresa que agora exista uma verdadeira corrida no mundo dos negócios para oferecer o atendimento por WhatsApp.
WhatsApp Business API como uma poderosa arma de negócios
No Brasil, o WhatsApp é muito mais do que um aplicativo de mensagens popular, ele é o canal de comunicação mais utilizado pelos usuários de smartphone. Para empresas isso significa que há uma grande oportunidade de construção real de relacionamentos neste canal.
Porém, é preciso entender que os usuários de WhatsApp esperam receber respostas muito mais rápido do por outros canais, como e-mail e chat. Por isso, é preciso que o Time de Vendas esteja para atendimentos rápidos na plataforma. Ao demorar para responder, o lead pode ter a impressão de que não tem a atenção devida e durante o período de espera pode buscar as mesmas informações na concorrência.
Além disso, a organização e distribuição dos leads que entram em contato por WhatsApp precisa estar bem controlada para evitar que o leads precise repetir mais de uma vez seu pedido ou solicitação (uma das principais causas de frustração com o atendimento).
HubSpot é um grande aliado
O WhatsApp e HubSpot juntos, podem transformar a forma que sua empresa se relaciona com clientes e melhorar a sua experiência no processo comercial - que é a fase mais crítica no funil de vendas. Afinal, é quando o lead está na fase de consideração, ponderando se confiará na sua marca, ou não.
Quanto mais informações, melhor
Ao integrar as plataformas, você pode registrar todas as conversas feitas dentro e fora do WhatsApp no CRM, permitindo que no momento do atendimento, o vendedor acesse o histórico de relacionamento do prospect com a marca.
Aqui, eu não estou falando apenas sobre informações como o histórico de compras e Tickets abertos. Claro, essas informações são essenciais para o atendimento. Mas, se o vendedor conseguir identificar rapidamente o quão qualificado está um lead (através de um Lead Score), por quais ações ele foi impactado, há quanto tempo ele está na sua base e se ele já falou com outro vendedor por WhatsApp, mais capacitado em ajudá-lo ele estará.
Acredite: a capacidade de personalização e conhecimento das fases do lead na régua de relacionamento, fará toda a diferença nos resultados finais, na hora do atendimento. Informação é poder!
Além disso, a integração também permite que os leads recebidos via WhatsApp sejam apropriadamente distribuídos entre os vendedores, de acordo com as regras que podem ser definidas pelo gestor para evitar gargalos entre vendedores.
Em um exemplo prático, o gestor da operação pode chegar a conclusão de que cada vendedor só consegue fazer 3 atendimentos ao mesmo tempo, então, depois que ele atingir esse limite, novos leads não serão distribuídos à ele, até que seja encerrado um dos atendimentos.
Senso de urgência
É muito importante lembrar que, nos tempos atuais, quando alguém entrega a valiosa informação do seu número de telefone à uma empresa e aceita iniciar uma conversa pelo WhatsApp, sua expectativa é que ele seja atendido rapidamente. Lembre-se que nós quando usamos o WhatsApp temos “o maior senso de urgência”.
A solução WhatsApp Business API veio com o potencial de alavancar a comunicação omnichannel, apoiar o crescimento do comércio conversacional e trazer personalização nas conversas com clientes.
A plataforma NA5 é uma solução 100% brasileira que integra de forma segura a API oficial do WhatsApp e a HubSpot. Para saber mais, fale com nossos especialistas.
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