Nessa altura do campeonato, já não resta dúvida que investir em um bom CRM e principalmente, ter uma régua de relacionamento bem estabelecida na empresa, é crucial para garantir resultados melhores e escaláveis para o time de vendas.
No entanto, com o crescimento do WhatsApp como principal canal de relacionamento com leads e clientes, os gestores da operação de vendas vem enfrentando um novo desafio: integrar o atendimento por WhatsApp com todo o processo de vendas da empresa.
As automações com WhatsApp tem um papel vital para superar esse desafio, e hoje vamos te mostrar como essa plataforma (quando integrada à outras ferramentas como CRM, e ferramentas de Marketing e Vendas) pode transformar Réguas de Comunicação em Réguas de Relacionamento.
Transforme a relação da sua empresa com os clientes
Muitas empresas afirmam ter réguas de relacionamento super efetivas e que aproximam a marca das pessoas. Mas, na prática, o que vemos são régua de comunicação que escalam os disparos de mensagens, mas que não estão prontas para uma conversa.
Ou seja, nessas réguas apenas a empresa fala, e seus contatos praticamente só podem escutar.
Quando não há uma via de mão dupla na comunicação, uma conversa de verdade, não existe um relacionamento, apenas uma relação unilateral.
Mas, o WhatsApp, quando bem utilizado, pode ser um importante espaço para que esse relacionamento aconteça.
Como? Bem, ele é um canal extremamente pessoal para seus usuários, onde a relação entre os dois contatos é muito mais próxima. Pense comigo: quando você recebe um e-mail, por exemplo, você sente urgência de responder? Na maioria das vezes não, porque a nossa cultura digital estabeleceu a impressão de que não existe realmente alguém do outro lado, esperando a notificação, e principalmente que esteja pronto para te responder.
O e-mail não tem mais o senso de urgência que os consumidores digitais exigem na comunicação, seja com marcas ou com outras pessoas. Vamos a mais um exemplo: quando você envia um e-mail, você espera ser respondido em menos de uma hora?
No WhatsApp, as expectativas são completamente diferentes. A comunicação é muito mais dinâmica e humana, e os usuários esperam responder (e ser respondidos) muito mais rapidamente, e por uma pessoa de verdade
Isso porque com o passar do tempo, a forma com que as plataformas de comunicação estão sendo utilizadas está mudando, e a forma como os clientes as priorizam também. As empresas precisam constantemente atualizar suas estratégias de comunicação e tecnologia se quiserem ter as melhores ferramentas de contato para seus clientes!
E bem, quanto mais próximo do seu cliente você é, melhor será seu relacionamento com eles. Ou seja, maior será o valor da sua empresa, e mais altas serão as chances de você fechar um negócio, garantir a lucratividade e o famoso customer success.
No WhatsApp a chance da sua mensagem causar impacto também é muito maior do que o e-mail (ainda considerado por muitos o canal mais importante de relacionamento). Afinal caixas de e-mail com dezenas de e-mails não lidos é algo super normal – isso sem falar nas dezenas de mensagens que caem direto na caixa de SPAM ou nas “Promoções”.
O ecossistema do WhatsApp é bem diferente, e as mensagens apareceram com muito mais destaque no feed do aplicativo e nas notificações do celular do usuário. Além do mais, quando o usuário abrir as mensagens dos amigos e familiares, ele encontrará as mensagens da empresa também, na tela do seu aparelho.
Tenha uma boa estratégia de comunicação
Ter um canal mais próximo e direto com a sua base de contatos é uma grande oportunidade para revolucionar não só suas vendas, mas a forma como você vende. Mas calma! Isso não significa que você pode sair disparando mensagens para todos os seus leads sem uma boa estratégia de comunicação.
Afinal, o WhatsApp sequer permite isso: a aproximação para este canal super precioso com o usuário precisa ser feita aos poucos e com o consentimento dele.
Mas é aí que entram as Réguas de Relacionamento e as automações de mensagens dentro desta régua. Com elas, você garante essa aproximação – que só o WhatsApp permite –, mas na hora certa, depois de toda a construção estratégica dessa relação pessoas/empresa através de vários outros canais (mídias sociais, email marketing, formulários, entre outros).
E o melhor de tudo isso é que as automações permitem que esse processo se torne escalável e com a garantia que todas as etapas sejam cumpridas.
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Um relacionamento mais próximo com as pessoas aumenta a lealdade, retenção e claro, lucratividade. Organizações de diferentes ramos e proporções estão cada vez mais engajadas em adotar a automação do WhatsApp com um bom CRM para sair sempre em vantagem, criando e gerenciando com eficiência os relacionamentos de forma direta e íntima com os clientes.
É o famoso: estar no lugar certo, na hora certa. Existe algo mais valioso para sua estratégia do que isso?
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