Empresas B2B que apostam em uma automação de marketing bem estruturada conseguem agir em escala e elevar os resultados Não é por menos, afinal o uso de diferentes ferramentas e softwares permite identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o público, melhorando o relacionamento e, consequentemente, as vendas.
Mas, para que tudo isso seja feito de forma assertiva, é preciso entender que a automação caminha lado a lado às estratégias de Inbound Marketing. Entenda!
1. Crie conteúdo dinâmico e envolvente
Se você não investir em um conteúdo dinâmico – adaptável aos interesses ou com base no comportamento do seu público – e envolvente, os seus esforços com automação de marketing não serão eficientes. Isso porque, para alcançar o melhor resultado de qualquer ferramenta de marketing automatizada, você deve incorporar um conteúdo inteligente ao seu site, ao corpo do seu e-mail marketing, às redes sociais e até mesmo aos anúncios.
Tenha sempre em mente que conteúdo dinâmico é o que impulsiona sua interação com os leads. E não ter conteúdo ou enviar um conteúdo errado para o seu lead pode resultar na perda de um cliente em potencial.
O objetivo é criar uma experiência personalizada especificamente para o visitante em determinado momento, envolvê-lo e conquistá-lo. Lembre-se: um futuro cliente visualiza ou interage os seus conteúdos antes de interagir com a sua equipe de vendas.
2. Pense no funil de conversão
Também não faz muito sentido investir em conteúdo relevante se você não sabe muito bem para qual público e em qual etapa do funil de conversão disponibilizá-lo. Dependendo de onde o lead se encaixa no funil de vendas, ele entrará em um fluxo de alimentação de conteúdo, recebendo novas interações, como materiais exclusivos, e-mail marketing e anúncios em redes sociais.
Essa estratégia tem a finalidade de guiar esse usuário na jornada de compra até o momento certo de fechar a venda.
3. Segmente os seus leads
A segmentação ou qualificação de leads é essencial para direcionar suas estratégias de Inbound Marketing e torná-las mais assertivas. Com isso, você pode separar seus clientes em potencial dos leads que não estão interessados em seu negócio, economizando tempo, aumentando a produtividade e reduzindo o custo de aquisição.
4. Invista em nutrição de leads
Nem todos os visitantes do seu site estão prontos para comprar o seu produto. Mas a maioria deles são potenciais compradores. Isso quer dizer que qualquer estratégia que você implemente determinará se um lead será desperdiçado ou se tornará um cliente pagador regular.
O segredo está em estimulá-lo, nutri-lo, por meio de conteúdo dinâmico e campanhas adaptadas às suas necessidades específicas. Essa estratégia irá guiar os seus leads automaticamente em direções diferentes com base em seus interesses – até chegar à base do funil.
Esse nível de automação de marketing pode ajudar a gerar mais leads a um custo muito menor do que o uso de campanhas estáticas não segmentadas. Para você ter ideia, a Forrester Research descobriu que as empresas que se destacam na nutrição de leads geram 50% mais leads que estão prontos para as vendas, com um custo 33% menor. Interessante, não?
5. Aposte em campanhas de Workflow
A nutrição dos seus leads por meio do envio de e-mail marketing também precisa ser estratégica e dinâmica para que tenha resultado satisfatório. Afinal, enviar uma única mensagem a todos os seus assinantes de e-mail é sem dúvida ineficaz. O certo é adaptar seu conteúdo de e-mail para cada lead com base em seu comportamento.
Não é à toa! Mensagens enviadas por meio de campanhas de sequência de e-mails (Workflows) têm taxas de abertura 80% mais altas e taxas de cliques três vezes maior do que uma mensagem que é divulgada para todos ao mesmo tempo. Além disso, leads que passam por um funil acompanhados por um workflow de e-mail marketing gastam até 47% mais em transações comerciais, segundo a Forrester Research.
Você já implementou a automação de marketing na sua empresa? Como isso o auxiliou a direcionar melhor as campanhas de Inbound Marketing? Conta pra gente!