Não é possível usar a mesma autorização para os diferentes canais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) exige que sua empresa crie um Opt-in para cada canal de mensagens.
Não. Quando um contato lhe chama no WhatsApp, você somente tem autorização para falar com ela em até 24 horas da última mensagem enviada por ela.
Não existe uma forma de bloquear que você envie esta mensagem, se você enviar uma mensagem seguindo um modelo (template) de mensagem pré-aprovado na WhatsApp. Entretanto, a NA5 não recomenda você enviar mensagens sem a autorização do usuário porque isso é proibido pela política do Facebook, empresa dona do WhatsApp.
Essa atitude pode gerar punições do WhatsApp como perder a autorização de uso da API do WhatsApp Business e até mesmo legais para a sua empresa, por atitudes fora das diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
A API do WhatsApp Business é diferente do WhatsApp Web.
Por exemplo, no WhatsApp Web, que o acesso é vinculado a um chip de celular, se uma empresa tem o número de WhatsApp bloqueado, a empresa pode comprar outro chip de ceular e habilite um novo WhatsApp.
A API do WhatsApp Business é vinculada a sua página do Facebook, tendo um processo criterioso para liberação, com verificação das informações da empresa e cadastro no Facebook Business. Uma empresa que perde a autorização de uso da API do WhatsApp Business é em 99% dos casos impossível de se reverter.
A NA5 não se responsabiliza pela utilização da ferramenta fora das diretrizes da LGPD e do Facebook.
O Facebook, empresa responsável pelo WhatsApp, mantém uma vigilância constante sobre os "sinais de qualidade" das contas no WhatsApp. Assim que uma conta empresarial é identificada como suspeita, uma análise é feita para avaliar as suas práticas. Além disso, as políticas de compliance da plataforma incentivam uma avaliação constante sobre os métodos de Opt-in utilizado pelas empresas.
Quando uma pessoa recebe uma mensagem de WhatsApp de alguém que ela nunca conversou, aparecerá para ela 3 botões: "adicionar contato", "bloquear", "denunciar SPAM". O Facebook monitora qual é a taxa percentual de pessoas que bloqueiam e denunciam como SPAM comparado com o número de mensagens que sua empresa envia pela API do WhatsApp Business. Por isso, você deve seguir as boas práticas, enviando mensagem para somente pessoas que lhe conhecem e lhe autorizou, para evitar de ter pessoas lhe bloqueando e denunciando como SPAM. O Facebook não divulga quel é um percentual aceitável de bloqueios e denúncias.
Exemplo de Opt-in para WhatsApp. Fonte: Facebook. Adaptado por Angelo Públio. (Fonte: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/opt-in/. Acesso em: 2 mai 2019).
Adaptado de https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/guides/opt-in/.