na5.com.br/ajuda

Como formatar o telefone para envios de WhatsApp/SMS

Escrito por NA5 Labs: Especialistas em HubSpot | Sep 14, 2021 3:00:00 AM

Veja a seguir, o passo-a-passo para garantir que todo número registrado no formulário possa receber mensagens automatizadas por WhatsApp ou SMS.   


  1. Primeiro, o campo utilizado para registrar o telefone na HubSpot deve ser obrigatoriamente o "phone" (Campo principal da HubSpot para números de telefone);
  2. É imprescindível que este campo seja marcado como obrigatório para o preenchimento do formulário;
  3. Deixe claro ao usuário que ele precisa inserir o DDD+Telefone, sem traços ou pontos. Você pode usar o campo principal "Label" (Rótulo), ou nos campos complementares como o "Help Text" (Texto de Ajuda) e "Placeholder Text" (Texto Temporário). 
    No exemplo abaixo, usamos o "Label" para deixar claro qual é a forma correta de preenchimento do campo;
  4. Defina os limites de caracteres mínimos e máximo do telefone em 11 e 13 respectivamente, para evitar que o usuário use pontos, traços, esqueça algum dígito ou esqueça de preencher o DDD;

  5. Também é necessário que o campo "Show country code dropdown" (Mostrar lista suspensa de códigos de país) seja ativado, para que o usuário cadastre o código referente ao país. Veja:

Pronto! O campo para inserção do número de telefone está devidamente configurado para garantir a utilização do NA5 Conversas. 

Veja como ficará visível para os usuários nos formulários: