na5.com.br/ajuda

Boas práticas para criar um modelo (template) de mensagem da API do WhatsApp Business

Escrito por NA5 Labs: Especialistas em HubSpot | Nov 25, 2020 3:00:00 AM

Os modelos (templates) de mensagens enviados por WhatsApp  precisam seguir algumas orientações estabelecidas pela plataforma WhatsApp para que sejam aprovados.

 

A principal recomendação é que todas as mensagens disparadas sejam claras e reforcem a razão pela qual o contato a recebeu. 

 

Mas, além dela, existem outras dicas que aumentam as chances dos seus modelos de mensagens serem aprovados. 

 

  • Os espaços reservados devem ter chaves duplas, como {{1}}; chaves simples não funcionam. (Dica NA5: Entenda como você usará essas chaves dúplas.)
  • Os modelos devem ter um objetivo específico e evidente. Por exemplo: "{{1}} {{2}}" seria rejeitado porque poderia ser detectado como spam. Você precisa cercar os parâmetros com informações objetivas para que fique claro que tipo de informação será inserida.
  • Os modelos devem ser concisos e transmitir apenas as informações necessárias alinhadas com a categoria do template. Sugerimos você coletar o feedback de outras pessoas para garantir que o modelo do seu texto esteja claro.
  • Os modelos não devem apresentar erros gramaticais ou ortográficos. Modelos que incluem esses erros, mesmo que pequenos, provavelmente serão rejeitados pelo WhatsApp.
  • Os modelos devem ser marcados com a categoria e o idioma apropriados. (Dica NA5: veja onde você fará isso)
  • Se você precisar escrever um template para reabrir uma janela de 24 horas, sugerimos começar com alguma menção à conversa anterior. Por exemplo: “Olá! Não conseguimos responder sua pergunta durante o final de semana, mas ficarei feliz em te ajudar agora! Se você deseja continuar essa conversa, é só responder SIM."

As dicas acima foram feitas com base no documento "Message Template Approval Criteria" da Twilio. (Acesso em 23 de abril de 2020)

 

CUIDADO: A Whatsapp não aceita templates de marketing/promoção. Por isso, NÃO submeta templates com essa finalidade.

Muitas empresas, sabem que o template tem um viés de marketing, mas mesmo assim submetem para ver "se passa" pelo filtro da WhatsApp e consigam a aprovação. Essa não é uma boa prática e no futuro pode pesar contra a empresa.

As mensagens do WhatsApp são criptografadas entre a empresa e o contato, mas os templates é uma forma da WhatsApp monitorar como a sua empresta está usando a API do WhatsApp Business.

Os templates rejeitados ficarão no histórico da sua conta.

 

Veja também: